Capeamento
quarta-feira, 21 de março de 2012
segunda-feira, 19 de março de 2012
Croquis sintéticos
Esses croquis revelam a passagem de luz solar através de uma cobertura zenital.
A cobertura zenital é uma malha com opacos e translúcidos, o que ajuda a criar um efeito de luz e sombra quando a luz solar penetra por ela.
terça-feira, 13 de março de 2012
Buscando a Síntese do Projeto
Às vezes, desenhos complexos com excesso de informações podem atrapalhar muito mais na compreensão das ideias referentes a um projeto de arquitetura do que ajudar a entendê-las. Por isso, o uso de croquis sintéticos feitos rapidamente é bastante interessante e adequado para ajudar a entender essas ideias. A seguir, imagens de croquis que explicam o projeto anterior (os croquis formam uma espécie de sequência com a sucessão e o "amadurecimento" das ideias).
Os quatro primeiros croquis representam a ideia para a fachada. O número 1 destaca a parede que será trabalhada a seguir; o número 2 indica o tipo de trabalho que será feito com essa parede, com o uso de uma malha 3x5 que será preenchida no terceiro desenho e se completa no croqui 4.
Esses outros desenhos representam, de forma semelhante aos croquis anteriores, a evolução da ideia de composição para uma cobertura zenital.
segunda-feira, 12 de março de 2012
Buscando a Síntese do Projeto
Na aula de Projeto 1 do dia 09/03/2012 foi proposto que cada aluno explicasse seu projeto de forma simplificada, indicando por meio de croquis bem sintéticos as ideias que compunham o projeto.
terça-feira, 6 de março de 2012
Imagens do Projeto Finalizado
Observador no início da Rua Square Montsouris
Percurso que leva ao patamar e, logo em seguida, aos lances de escada.
O patamar é feito de pedra e as escadas seguintes, de concreto.
A parede da fachada é formado por um jogo de quadrados e retângulos que se revezam em diferentes profundidas; a transparência e a opacidade também se revezam; os vitrais são coloridos, de forma a relacionar-se com os tons do piso de pedra; todos esses elementos transformam a fachada quase que em uma escultura fazendo parte da galeria.
Vista da Avenida Reille.
Chegando no mirante.
"Finalizando" o Projeto
Depois de muitos testes, estudos e buscas por referências, o projeto começa a tomar sua forma "final" (na verdade, um projeto nunca tem um fim; ele pode ser mudado, transformado, atualizado, enfim, alterado inúmeras vezes).
Obs: os quadrados preenchidos e não-preenchidos representam um jogo de opaco e transparente, respectivamente.
E os Croquis Continuam
Croqui de estudo de um possível patamar no final do percurso, seguido de um lance de escadas.
Nessa outra imagem, um croqui de estudo da galeria em seu interior.
Definindo uma volumetria
Essa imagem representa a busca por uma volumetria baseada em três partes conectadas. O primeiro volume, para quem olha da esquerda para a direita, apresenta o menor pé-direito, por se tratar apenas de um hall de chegada. Os outros dois se conectam, devido o fato de terem o mesmo pé-direito e são mais altos que o primeiro volume, devido o fato de possuirem a função mais importante internamente: a própria galeria. No lado direito do croqui está representada uma escada circular (que como já foi dito anteriormente, teve de ser abandonada e substituída por lances de escadas retas) que conduz a uma espécie de mirante. Esse tem como função valorizar as visuais da cidade.
Primeiros Rabiscos
Com esses croquis bem iniciais, tentei definir o espaço que seria construído bem como uma espécie de circulação e os acessos. Esse seria o percurso do usuário ao longo da galeria. A área circulada representaria uma espécie de "fechamento" do percurso, que pensei em marcar com uma escada helicoidal, o que representaria uma retomada da escada helicoidal que há na entrada da casa. Depois de muitos cálculos, concluí que a tal escada, infelizmente, não se encaixaria naquele espaço e decidi adotar escadas retas.
Assinar:
Postagens (Atom)